Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLira, Christianne Torres-
dc.date.accessioned2014-10-01T18:51:44Z-
dc.date.available2014-10-01T18:51:44Z-
dc.date.issued2014-10-01-
dc.identifier.otherCDD 372. 7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5237-
dc.descriptionLIRA, C. T. As contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Grau. 2014. 73f. Monografia (Especialização em Educação Matemática para Professores do Ensino Médio)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aqui descrita, intitulada O uso do Aplicativo Graphmatica no Ensino de Funções Polinomiais do 1º Grau, foi realizada na EEEFM Ademar Veloso da Silveira, Campina Grande, Paraíba. A pesquisa se deu com seis alunos do 1º ano do Ensino Médio turno da tarde, porém as atividades com o uso de computadores ocorreram no contra turno, na Biblioteca da Escola, com os próprios notebooks dos alunos. Como objetivos da pesquisa, procuramos analisar que contribuições de recursos tecnológicos, especificamente o aplicativo Graphmatica, podem proporcionar ao ensino e a aprendizagem de funções polinomiais do 1º grau; compreender o momento certo e de que forma utilizá-los como ferramenta para a aprendizagem; permitir aos alunos liberdade e condições necessárias para explorar, criar, observar e compreender um conteúdo matemático, distintamente da abordagem de ensino tradicional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual aplicamos questionários e atividades aos seis alunos em um período de dois dias, utilizando notas de campo, observação participante e fotografias. Pudemos constatar com as respostas dos alunos que o Graphmatica é um facilitador da aprendizagem, já que é possível visualizar gráficos de funções de forma a alterar seus parâmetros e observar seu comportamento. O Graphmatica proporcionou aos seis alunos liberdade e autonomia para explorar, criar, observar e compreender o conteúdo de funções de forma distinta ao ensino tradicional. A realização desta pesquisa nos fez crer em uma metodologia alternativa de ensino utilizando o aplicativo Graphmatica para o ensino da Matemática, especificamente o conteúdo de função polinomial do 1º grau, na tentativa de contribuir para uma aprendizagem mais eficaz.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectNovas tecnologias na educaçãopt_BR
dc.subjectGraphmaticapt_BR
dc.titleAs contribuições do aplicativo Graphmatica no estudo de funções polinomiais do 1º Graupt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Christianne Torres Lira.pdfChristianne Torres Lira4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.