Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5238
Título: Atlas Digital “Campina Grande: Tempo & Espaço"
Autor(es): Silva, Ítalo Gusmão
Palavras-chave: Dados censitários
Estimadores de densidade
Análises zonais
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A disponibilidade gratuita de produtos de Sensoriamento Remoto, mapas digitais, dados espaciais diversos e de softwares de geoprocessamento torna possível atualmente a qualquer pessoa ou instituição produzir dados de qualidade a um custo muito baixo. Entretanto, esta alta disponibilidade nem sempre é traduzida em mapeamento de qualidade, muito menos em análises espaciais inteligentes que apoiem tomadas de decisão em diversos setores do conhecimento. Além disso, há muita informação produzida por instituições públicas e privadas no Brasil que ainda não se encontra espacializada. Muitas vezes, dados censitários não são utilizados por gestores, pelo fato de não se encontrarem no formato adequado para uma análise rápida. Neste contexto, este trabalho apresenta uma proposta de Atlas digital da cidade de Campina Grande-PB, que considera não apenas a dimensão espacial dos dados, mas preferencialmente sua dimensão temporal. Para a espacialização e visualização de dados censitários, utilizamse estimadores de densidades e análises zonais. Estes mapeamentos poderão, no futuro, servir de input para modelos urbanos diversos (ambientais, de tendências, climatológicas, etc) de forma a se tornar uma ferramenta eficiente na tomada de decisão por gestores e pesquisadores do espaço urbano.
Descrição: SILVA, Í. G. Atlas Digital "Campina Grande: Tempo & Espaço". 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5238
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ítalo Gusmão Silva.pdfÍtalo Gusmão Silva14.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.