Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5239
Título: A etnoictiologia dos pescadores artesanais da comunidade da Praia da Penha, João Pessoa, Paraíba, Brasil
Autor(es): Almeida, Dyego Medeiros de
Palavras-chave: Pesca artesanal
Ictiologia
Etnoictiologia
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A interação de populações humanas com os recursos naturais, principalmente relacionada a percepção do saber e aos diversos usos destes recursos constitui uma base para o conhecimento etnoecológico. Esta pesquisa aborda, com base no conhecimento popular, saberes de pescadores artesanais da comunidade pesqueira da Praia da Penha, João Pessoa, Paraíba, Brasil, de modo a analisar, através de um estudo de caso exploratório, o universo ictiológico da comunidade investigada, de tal modo que seja feita uma minuciosa descrição quantitativa de qualidade do objeto investigado na pesquisa. A proposta de trabalho adotada aqui concilia as ferramentas das pesquisas etnocêntricas com a visão subjacente ao saber científico que permeia a ictiologia. Diante dos resultados alcançados no decorrer desta pesquisa, verifica-se que a comunidade de pescadores artesanais da Praia da Penha possui um vasto acervo ictiológico. Com o levantamento de 192 espécies de peixes na região, verificou-se que 72 espécies são preferidas a pesca devido sua maior comercialização, sendo as três mais procuradas a Guarajuba, Cioba e Serra. Em suma, esta pesquisa proporcionou uma visão detalhada do universo ictiológico da comunidade de pescadores artesanais da Praia da Penha, descrevendo o uso alimentar, zooterápico e os métodos de captura, no qual servirá de parâmetro para futuras investigações que se interessem por temas que aqui são avaliados.
Descrição: ALMEIDA, D. M. de. A etnoictiologia dos pescadores artesanais da comunidade da Praia da Penha, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5239
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dyego Medeiros de Almeida.pdfDyego Medeiros de Almeida1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.