Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5243
Título: Potencial antimicrobiano da Salvia Officinalis L. na Odontologia
Autor(es): Silva, Francisco Benício da
Palavras-chave: Atividade antimicrobiana
Fitoterapia
Odontologia
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A fitoterapia é um método de tratamento de patologias que utiliza vegetais frescos, drogas vegetais ou ainda extratos vegetais preparados com esse tipo de matéria prima. Não só na área médica como também na odontológica, os avanços nos estudos da fitoterapia têm aumentado, sobretudo na associação de plantas medicinais a dentifrícios ou colutórios bucais, como agente coadjuvante no controle do biofilme oral. O uso das folhas e inflorescências da Salvia officinalis L. com intuito medicinal é utilizado desde a Idade Média, para curar inflamações na boca e garganta, gengivites, micoses, aliviar reações alérgicas advindas de picadas de insetos, auxiliar na digestão, insônia e descongestionar as vias respiratórias. Esse estudo teve como objetivo realizar um levantamento sobre o potencial antimicrobiano da Salvia Officnalis L. na odontologia. Foi realizada uma revisão de literatura a partir de artigos científicos nacionais e internacionais nas bases de dados PUBMED, BBO e LILACS. Foram utilizados os descritores: Salvia officinalis L., Odontologia, Fitoterapia, Produtos com ação Antimicrobiana. Artigos publicados entre o ano de 1991 a 2012 foram selecionados. Os diversos tipos de extratos e óleos essenciais utilizados nos estudos comprovaram a eficácia desse fitoterápico contra vários tipos de bactérias e fungos, sendo necessário o aprofundamento quanto à caracterização farmacológica, química e toxicológica para a obtenção de fármacos naturais, seguros, estáveis e eficientes.
Descrição: SILVA, F. B. da. Potencial antimicrobiano da Salvia Officinalis L. na Odontologia. 2013. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5243
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Benício da Silva.pdfFrancisco Benício da Silva459.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.