Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5245
Título: Inclusão digital e sua contribuição no relacionamento familiar: estudo de caso na Escola Santa Maria – Igarassu - PE
Autor(es): Apolinário, Ester de Freitas
Palavras-chave: Inclusão digital
Relacionamento familiar
Informática básica
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A partir de um estudo de caso referente a uma experiência vivida pela pesquisadora, através do projeto Psicossocial chamado “Fortalecendo Laços”, promovido pela Escola Santa Maria, no município de Igarassu (PE), no qual teve a oportunidade de ministrar um curso de informática básica, fator que motivou a presente pesquisa, se buscou identificar como a inclusão digital de mães ou responsáveis de alguns alunos da instituição contribui no relacionamento familiar. Com o apoio da metodologia de abordagem qualitativa aliada a alguns dados quantitativos, foram analisadas as respostas de questionários aplicados às mães ou responsáveis dos alunos que se apresentam com desafios de relacionamento na escola e na família e por isso estão inseridos nesse projeto. A pesquisa teve como base os apontamentos do teórico Moran (2007) sobre o conceito de “educar”; além de Bonilla (2005) abordando o ser “protagonista do conhecimento”; e Lima (2005) ao afirmar que tanto a família quanto a escola devem ser “parceiras” na formação do indivíduo. Portanto, percebemos que o projeto contribuiu neste processo, aumentando a autoconfiança e a autoestima das mães ou responsáveis, e estas se colocaram como protagonistas na educação dos filhos/ filhas/ netos/netas.
Descrição: APOLINÁRIO, E. de F. Inclusão digital e sua contribuição no relacionamento familiar: estudo de caso na Escola Santa Maria – Igarassu-PE. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5245
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ester de Freitas Apolinário.pdfEster de Freitas Apolinário1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.