Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5247
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Vanessa das Neves | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-01T20:24:32Z | - |
dc.date.available | 2014-10-01T20:24:32Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 597.96 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5247 | - |
dc.description | SILVA, V. das N. Atitudes e conhecimento de estudantes em relação às serpentes na região semiárida do Nordeste do Brasil. 2013. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | Serpentes vem sendo temidaspelas pessoasem diversas culturas humanas, provocando uma aversão e perseguição que dificultam esforços de conservação direcionados a esses répteis. Tal fato evidencia que estratégias de conservação direcionadas às serpentes deve considerar as interações e percepções da população local em relação a esses animais. Considerando esse contexto, o objetivo deste estudo foi investigar a percepção dos estudantes sobre as serpentes, e se as atitudes e o conhecimento podem diferir de acordo com fatores como sexo e local que residem (urbana ou rural). Para obter os dados, no segundo semestre de 2012, foram realizadas entrevistas com 108 estudantes do ensino fundamental de um estabelecimento de ensino no município de Sumé, localizado no semiárido, região nordeste do Brasil. Os entrevistados do sexo masculino reconheceram mais espécies do que aqueles do sexo feminino. A maioria dos estudantes (n= 66; 61,1%) afirmou ter medo de serpentes, sobretudo as mulheres (n= 49; 87,5%). Quase metade dos entrevistados (49%) demonstrou um comportamento negativo em relação a esses animais. Essas atitudes negativas refletem a influência do potencial risco e mitos associados às cobras, bem como é decorrente do pouco conhecimento sobre esses animais e de seu papel ecológico e utilitário. Tais resultados apontam a necessidade de intervenções educacionais por parte dos professores no sentido de aumentar os conhecimentos acerca dos aspectos positivos associados às serpentes, visando minimizar a influencia de mitos e crenças que contribuem para a forte aversão às serpentes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rômulo Romeu da Nóbrega Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Serpentes | pt_BR |
dc.subject | Répteis | pt_BR |
dc.subject | Etnozoologia | pt_BR |
dc.title | Atitudes e conhecimento de estudantes em relação às serpentes na região semiárida do Nordeste do Brasil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Vanessa das Neves Silva.pdf | Vanessa das Neves Silva | 2.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.