Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5248
Título: Influência de um programa de exercícios terapêuticos posturais no alinhamento corporal e na sintomatologia dolorosa de idosos
Autor(es): Silva, Acsa Priscila Queiroz
Palavras-chave: Saúde do idoso
Postura
Fisioterapia
Qualidade de vida
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: As modificações posturais que ocorrem com o envelhecimento promovem a postura típica do idoso, caracterizada, principalmente, pela anteriorização da cabeça e dos ombros, alterações nas curvaturas vertebrais, como aumento da cifose torácica e alterações na lordose lombar. A senilidade também vem acompanhada de doenças crônico-degenerativas que causam desordens musculoesqueléticas e promovem dor nos idosos, sendo as orientações posturais e os exercícios terapêuticos eficazes terapêuticas na minimização das alterações posturais, bem como do quadro álgico de idosos. Diante do exposto, este estudo teve por objetivo avaliar o alinhamento corporal de idosos não institucionalizados e a presença de dor nesses indivíduos, antes e após intervenção fisioterapêutica. Trata-se de um estudo de caráter longitudinal, de abordagem quantitativa, cuja amostra foi composta por 16 idosos, de ambos os sexos, com média de idade 69,9 anos (DP±6,68), participantes de um Centro de Convivência para Idosos, localizado no município de Pocinhos-PB. Os idosos foram submetidos a uma entrevista com questionário sociodemográfico, incluindo inquérito quanto a presença de sintomatologia álgica, bem como a localização da dor e à Avaliação Postural Visual, antes e após a intervenção. Após 13 sessões com exercícios terapêuticos posturais, os resultados demonstraram que os idosos apresentaram redução na frequência da elevação de ombros, assimetria das escápulas, anteriorização da cabeça e protrusão de ombros. No que se refere a dor, a frequência da sintomatologia álgica apresentou redução, com prevalência nas articulações (quadril, joelhos e tornozelos) e coluna lombar.
Descrição: SILVA, A. P. Q. Influência de um programa de exercícios terapêuticos posturais no alinhamento corporal e na sintomatologia dolorosa de idosos. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5248
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Acsa Priscila Queiroz Silva.pdfAcsa Priscila Queiroz Silva820.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.