Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5250
Título: Incidência de infecções hospitalares por enterobactérias em um hospital de Campina Grande – PB
Autor(es): Siqueira, Ygor Cordeiro Lopes de
Palavras-chave: Microorganismos
Resistência bacteriana
Infecção hospitalar
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: Novos microrganismos têm sido documentados e as infecções têm ressurgido com muita intensidade, especialmente nas unidades de terapia intensiva (UTI) onde as infecções hospitalares (IH) são consideradas mais graves e complexas. Os pacientes críticos hospitalizados na UTI são mais vulneráveis à IH em comparação com as demais unidades devido à gravidade clínica do paciente, e uma serie de procedimentos invasivos. OBJETIVO: O trabalho teve como objetivo avaliar os aspectos epidemiológicos e resistência aos antibióticos de bactérias causadoras de infecção hospitalar em pacientes internados na UTI. METODOLOGIA: Foi realizada uma pesquisa do tipo retrospectiva, quantitativa, descritiva, analítica, documental no período de abril de 2009 a março de 2011 e o Local da pesquisa foi um hospital de Campina Grande-PB. DADOS E ANÁLISE DA PESQUISA: A maioria das IHs ocorridas no hospital estudado aconteceu na UTI e estas acometeram principalmente os pacientes idosos (47,5%). As principais bactérias causadoras das IHs na UTI estudada foram Escherichia coli (21,85), seguida de Pseudomonas aeruginosa (17,39%) e Staphylococcus aureus resistente a meticilina (MRSA) (15,2%) e o tipo de infecção hospitalar mais frequente foi à pneumonia hospitalar (33,7%). Observou-se alto grau de resistência das bactérias aos antimicrobianos utilizados no hospital. O antibiótico ao qual a Escherichia coli demonstrou maior resistência foi à ampicilina (90,48%). As Pseudomonas aeruginosa apresentaram 100% de resistência aos antibióticos beta-lactâmicos. Os Staphylococcus aureus MRSA apresentaram elevada resistência a todos os antibióticos testados, exceto vancomicina. CONCLUSÃO: A combinação de pacientes susceptíveis devido à doença de base e uso de procedimentos invasivos, com a utilização prolongada e abusiva de antimicrobianos, juntamente com a ocorrência de transmissão cruzada de microrganismos entre pacientes tem sido a fórmula ideal para o surgimento das infecções por bactérias multirresistentes dentro do ambiente das UTIs. Torna-se, portanto, imprescindível à realização de cultura e antibiograma para direcionar corretamente a antibioticoterapia na UTI do hospital estudado, visando à diminuição da morbimortalidade.
Descrição: SIQUEIRA, Y. C. L. de. Infecções hospitalares em Unidade de Tratamento Intensivo de um hospital de Campina Grande-PB. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5250
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ygor Cordeiro Lopes de Siqueira.pdfYgor Cordeiro Lopes de Siqueira430.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.