Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5253
Título: Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno
Autor(es): Monteiro, Viviane Medeiros
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Compreensão do discurso
Discurso do professor
Interação professor-aluno
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Este é um estudo sobre a comunicação entre professor e aluno na sala de aula de matemática, em particular analisa como o professor realiza seus discursos e como os alunos reagem. Tem como objetivo analisar as implicações do discurso do professor de matemática para a compreensão dos alunos. Neste estudo, a fonte de dados teve origem em observações registradas por meio de vídeo gravações de aulas de matemática de dois professores do ensino médio de uma escola pública. Utilizamos elementos da teoria de Bakhtin, em especial, o conceito de compreensão para a fundamentação teórica e análise dos dados. Neste estudo, foi observado formas diferentes de discursos e de comunicação de dois professores que implicam de modo direto na compreensão dos alunos. Um dos professores parece ser melhor compreendido pelos alunos. Quando um dos professores utilizou uma linguagem matemática menos formal, isto é, relativizou o rigor da linguagem matemática, favoreceu a compreensão pelos alunos.
Descrição: MONTEIRO, V. M. Relação entre o discurso do professor de Matemática e a compreensão do aluno. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5253
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Medeiros Monteiro.pdfViviane Medeiros Monteiro337.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.