Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5254
Título: Adenoma pleomórfico de glândula salivar menor: revisão de literatura e relato de caso
Autor(es): Araújo, Fábio Adriano de
Palavras-chave: Neoplasias
Adenoma pleomórfico
Palato
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O adenoma pleomórfico ou tumor misto benigno é a neoplasia de glândulas salivares de maior incidência, tanto nas glândulas salivares maiores quanto nas menores. O tumor pode ocorrer em qualquer faixa etária, no entanto seu pico de incidência encontra-se em adultos jovens e de meia-idade entre as idades de 30 a 60 anos, com ligeira predileção ao sexo feminino. Seus achados clínicos geralmente incluem lesões solitárias, ovóides, de margens bem delimitadas, assintomáticos e de crescimento lento, não se fixando ao tecido adjacente. O objetivo do presente estudo é fazer uma revisão de literatura e relatar um caso clínico de adenoma pleomórfico, localizado no palato, apresentado por um paciente atendido no Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Universidade Estadual de Maringá, PR, Brasil. Paciente OBM, 60 anos, sexo masculino, leucoderma, queixou-se de um aumento no volume no palato que havia aparecido há alguns anos. Notou-se a presença de uma lesão arredondada, de coloração pardacenta, séssil, moderadamente macia à palpação, com aproximadamente 2cm, localizada na porção póstero-lateral do palato. Radiograficamente não apresentaram comprometimento ósseo. Histologicamente apresentaram proliferação de elementos ductais e mioepiteliais fechando o diagnóstico definitivo de adenoma pleomórfico. O tratamento executado foi cirúrgico, com exérese completa da lesão, não apresentada recidiva após um ano de acompanhamento.
Descrição: ARAÚJO, F. A. de. Adenoma pleomórfico de glândula salivar menor: revisão de literatura e relato de caso. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5254
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio Adriano de Araújo.pdfFábio Adriano de Araújo735.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.