Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5257
Título: Níveis glicêmicos: Avaliação da incidência de picos glicêmicos em populações atendidas pelo Laboratório Itinerante da PROEAC/UEPB
Autor(es): Silva, Kauany Almeida Costa
Palavras-chave: Qualidade de vida
Glicemia
Diabetes mellitus
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O Diabetes Mellitus é uma doença crônica diretamente relacionada à hiperglicemia, podendo estar ligada a complicações e disfunções de vários órgãos. Compõe um dos casos crônicos que mais acometem a população atual no mundo. A presente pesquisa teve como objetivo, avaliar a incidência de picos glicêmicos da população atendida pelas ações do Programa Laboratório Itinerante (LABIT) da Universidade Estadual da Paraíba. Programa este que abrange vários cursos, de diversas áreas do conhecimento com realização de atividades extensionistas visando uma melhoria na qualidade de vida das populações acolhidas. A pesquisa foi desenvolvida em ações ocorridas em Campina Grande-PB, concomitantemente aos atendimentos pelo LABIT, no período de Março a Agosto de 2013, o instrumento utilizado foi um questionário aplicado aos maiores de 18 anos que aceitaram participar da pesquisa. Os dados foram computados e analisados, resultando em um total de 116 colaboradores com a pesquisa, dos quais 86 apresentaram nível glicêmico pós-prandial dentro dos padrões de normalidade apresentados nas literaturas, pertinentes e apenas 21 com a glicemia alterada, dentre o tot al da amostra, 10 apresentavam Diabetes Mellitus com apenas 9 fazendo uso de terapia medicamentosa. A pesquisa demonstrou sua importância para os participantes, a medida que se identificou casos de portadores de Diabetes e indivíduos com predisposição além de ajudá-los a conhecer melhor sobre a doença e os cuidados a serem tomados quando relacionados à esses agravos crônicos.
Descrição: SILVA, K. A. C. Níveis glicêmicos: Avaliação da incidência de picos glicêmicos em populações atendidas pelo Laboratório Itinerante da PROEAC/UEPB. 2013. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5257
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kauany Almeida Costa Silva.pdfKauany Almeida Costa Silva1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.