Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5259
Título: Promoção da saúde do trabalhador: Possibilidades e desafios no âmbito da estratégia saúde da família
Autor(es): Bezerra, Sabrina Talita Teotônio
Palavras-chave: Saúde da família
Saúde do trabalhador
Promoção da saúde
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O enfermeiro vem se destacando na atenção básica por realizar atividades assistenciais, administrativas e educativas voltadas para efetivação e eficiência da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no âmbito do SUS. Assim, o enfermeiro deve estar atento na incorporação de ações voltadas para a promoção da saúde do trabalhador, considerando que não se trata de mais uma atribuição, mas apenas uma qualificação e novo direcionamento das atribuições que já vem executando. O objetivo geral do estudo é identificar os desafios e possibilidades da atuação do enfermeiro da ESF na promoção da saúde do trabalhador e objetivos específicos, analisar o entendimento dos enfermeiros sobre promoção da saúde do trabalhador no âmbito da ESF, identificar as ações e condutas do enfermeiro na promoção da saúde do trabalhador compreendendo a rotina do mesmo e quais ações são operacionalizadas pela a Equipe de Saúde da Família voltadas para promoção da saúde do trabalhador (ST). Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e analítico com abordagem qualitativa, sendo os discursos analisados pelo método de Bardin com participação de 10 enfermeiras do município de Campina Grande – PB. O resultado da análise mostrou que um dos maiores desafios para realização de atividades para promoção da ST é a falta de tempo de serviço, conhecimento e incentivo da gestão. A educação continuada, a educação popular, o fortalecimento do trabalho em equipe e o apoio da gestão foram apontadas como possibilidades para a reorganização das práticas de saúde e para efetiva implementação da ST no âmbito da ESF.
Descrição: BEZERRA, S. T. T. Promoção da saúde do trabalhador: possibilidades e desafios no âmbito da estratégia saúde da família. 2013. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5259
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Talita Teotônio Bezerra.pdfSabrina Talita Teotônio Bezerra604.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.