Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/526
Título: Estado nutricional e imagem corporal dos idosos cadastrados na estratégia saúde da família em Campina Grande - PB
Autor(es): Silva, Paulo Granges e
Palavras-chave: Fisioterapia
Mercado de trabalho
Perfil do fisioterapeuta
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional é um fenômeno verificado tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. À medida que as pessoas envelhecem, aumenta o aparecimento de enfermidades em que a idade é fator de risco, o que torna importante o conhecimento das alterações corporais, psicológicas, sociais e do estado nutricional desse grupo etário, assim como da sua percepção da imagem corporal. Pelo exposto, observa-se a importância de realizar o diagnóstico nutricional para a avaliação da saúde dos idosos, uma vez que os distúrbios nutricionais podem interferir sobre a qualidade de vida dessa população; assim como verificar a sua percepção da imagem corporal, a qual constitui uma aliada para o reconhecimento do estado nutricional, aspecto de relevância para o autocuidado. Objetivo: Avaliar o estado nutricional e sua associação com a percepção da imagem corporal em idosos cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) de Campina Grande – PB. Metodologia: Este estudo faz parte de uma pesquisa maior, de base domiciliar, do tipo transversal. As variáveis estudadas foram: sócio-demográficas (sexo, grupo etário, cor, estado civil), estado nutricional e imagem corporal. O estado nutricional foi verificado por meio do Índice de Massa Corporal e os idosos foram classificados como: baixo peso, eutróficos, sobrepeso e obesos. A percepção da imagem corporal foi verificada por meio da escala de nove silhuetas de Stunkard et al. (1983). Resultados: Foram entrevistados 420 idosos, com média etária de 71,6 anos (68,1% mulheres). Do total de idosos 48,6% tinham entre 60-69 anos, 50,8% eram não brancos e 56,7% eram viúvos. Quanto ao estado nutricional, dos idosos avaliados, maior proporção estava eutrófica (39,6%). Ao avaliar de acordo com o sexo, a proporção de homens com baixo peso (22,8%) foi superior à de mulheres (17,8%), enquanto que a proporção de mulheres com obesidade (32,0%) foi superior à de homens (15%). Na avaliação da imagem corporal observou-se que 70,9% dos idosos se definiu como tendo sobrepeso/obesidade, e 50,6% desejou ser eutrófico. Foi verificada associação estatisticamente significativa entre estado nutricional e autopercepção da imagem corporal. Dos idosos eutróficos, 71,1% se identificaram com excesso de peso. Foi observado insatisfação com a imagem entre os idosos com baixo peso e com sobrepeso/obesidade, onde 54,5% e 46,5% desejaram a eutrofia, respectivamente. Entretanto, foi encontrado insatisfação mesmo entre os idosos em eutrofia (12,2% dos idosos eutróficos desejaram a magreza e 30,6% o sobrepeso/obesidade), porém a maioria desses idosos (57,1%) desejou imagens equivalentes à essa categoria. Conclusão: Os idosos estudados apresentam distorção da imagem corporal, onde elevada proporção de idosos com estado nutricional adequado se percebem com sobrepeso/obesidade, no entanto desejam a eutrofia.
Descrição: SILVA, P. G. e. Estado nutricional e imagem corporal dos idosos cadastrados na estratégia saúde da família em Campina Grande - PB. 2011. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/526
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Granges e Silva.pdfPaulo Granges e Silva1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.