Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5260
Título: Análise dos parâmetros utilizados pelos fisioterapeutas no tratamento das disfunções do sistema locomotor com uso da fonoforese
Autor(es): Andrade, Flaviano de Almeida
Palavras-chave: Fonoforese
Disfunções motoras
Absorção cutânea
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: A fonoforese é o movimento de drogas através da pele para dentro dos tecidos cutâneos, sob a influência do ultrassom, este é recurso que vem amplamente sendo utilizado pela fisioterapia para tratamento das lesões do sistema locomotor. A pesquisa foi do tipo descritiva e exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa. Objetivou analisar os parâmetros utilizados pelos fisioterapeutas no tratamento das disfunções do sistema locomotor com uso da fonoforese.A amostragem foi do tipo por acessibilidade, composta por 71 fisioterapeutas atuantes na área da fisioterapia traumato-ortopédica em nosso país, que foram convidados a participar como colaboradores via e-mail. Com o presente estudofoi possível concluir que a maioria dos fisioterapeutas participantes da pesquisa 70% (n=50) utiliza a técnica para tratar as disfunções do sistema locomotor.Os tipos de medicamentos utilizados na aplicação da fonoforese são diversos, no entanto os mais utilizados são o Gel de Arnica e Cataflan Gel. Com relação às fases de reparação tecidual tanto a aguda como a subaguda ea crônicativeram umafrequência de abordagem semelhante pelos participantes da pesquisa. Conclui-se com a pesquisa que na utilização dos parâmetros da fonoforese os participantes da pesquisa não demonstraram consenso com relação à intensidade, modalidade, frequência, duração das sessões e quantidade de sessões.
Descrição: ANDRADE, F. de A. Análise dos parâmetros utilizados pelos fisioterapeutas no tratamento das disfunções do sistema locomotor com uso da fonoforese. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5260
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviano de Almeida Andrade.pdfFlaviano de Almeida Andrade663.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.