Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Título: Modelos lineares generalizados: uma aplicação da distribuição beta a dados de severidade
Autor(es): Oliveira Júnior, Manoel Garcia de
Palavras-chave: Distribuição beta
Rhizoctonia solani
Família exponencial
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O caupi Vigna unguiculata (L.) Walp. também conhecido como feijão de corda, macassar ou feijão-fradinho, é uma dicotiledônea de origem africana pertencente à ordem Fabales, apresenta uma capacidade de se adaptar às condições de estiagem prolongadas e se desenvolver em solo de baixa fertilidade, isso se deve ao fato de que raízes de feijão caupi desenvolvem efetivas associações micorrízicas, melhorando o conteúdo de fósforo disponível no solo. É uma leguminosa anual, sendo cultivada em escala mundial numa área de 12,5 milhões de hectares. O caupi constitui importante fonte de proteínas na alimentação humana e é uma cultura de importante destaque na economia nordestina e de amplo significado social, pois o cultivo do caupi é geralmente praticado por pequenos produtores, que normalmente consomem toda sua produção. A rizoctoniose, causada pelo fungo Rhizoctonia solani, é uma doença do caupi no Nordeste brasileiro. Sendo assim, este trabalho teve como objetivos efetuar uma comparação dos isolados de biocontrole Bacillus spp. nas diferentes concentrações do patógeno. Para obtenção dos tratamentos foi feito uma prospecção de rizobactérias de caupi como agentes de biocontrole da rizoctoniose e se avaliou a estabilidade do controle por isolados promissores em relação a diferentes densidades de inoculo do patógeno. A avaliação da severidade da doença foi efetuada após 15 dias, utilizando-se escala de notas de 0 a 4. E com isso foi encontrado a proporções da severidade da rizoctoniose com o auxilio do calculo do índice de severidade da doença em todos os tratamentos. Procedeu-se a comparação dos isolados promissores utilizando-se a teoria dos modelos lineares generalizados utilizando-se da distribuição beta reparametrizada para que pudesse pertencer a família exponencial. Como resultados encontramos que somente o isolado bacteriano B-071 apresentou um nível significativo na redução da doença na dose zero, e também se comportou de forma ineficaz como os demais tratamentos com o acréscimo das doses do biocontrolador e os isolados B-063 e B-005 foram os que apresentaram menor efeito com relação ao controle das Rhizoctonia solani, na ausência do inoculo e na concentração de 250 mg de substrato de arroz colonizado/kg de solo.
Descrição: OLIVEIRA JÚNIOR, M. G. de. Modelos lineares generalizados: uma aplicação da distribuição beta a dados de severidade. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5262
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Manoel Garcia de Oliveira Júnior.pdfManoel Garcia de Oliveira Júnior1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.