Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5266
Título: Efeito agudo do exercício resistido sobre a pressão arterial de mulheres adultas hipertensas
Autor(es): Santos, Tiago Jorge dos
Palavras-chave: Treinamento resistido
Hipertensão
Pressão arterial
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: O estudo objetivou verificar o efeito agudo do exercício resistido sobre a pressão arterial (PA) de mulheres adultas hipertensas. Método: Cinco mulheres com idade entre 40 e 50 anos, experientes em treinamento resistido (TR), foram submetidas ao teste de 1 repetição máxima (1RM) em quatro exercícios. Após 48 horas da realização dos testes de 1RM, foram realizadas as sessões de TR em dois dias não consecutivos: 1° dia duas mulheres e no 2º dia três mulheres realizaram os quatro exercícios propostos em três séries de 20 repetições com carga entre 40 e 60% para 1RM, 40 segundos de intervalo entre as séries e 1min entre os exercícios. A PA foi aferida pelo pesquisador após 5 minutos de repouso pré - TR e 20 min pós – TR. Resultados: Foi encontrada alteração significativa na PA após utilização do protocolo. Ocorrendo assim uma diminuição significativa tanto na PA sistólica quanto na PA diastólica pós 20 minutos da realização do TR. Conclusão: O presente estudo demonstrou que o TR com carga entre 40 e 60% da máxima provoca queda significativa tanto PA sistólica quanto na PA diastólica quando aferidas 20 minutos após o término da sessão de exercícios.
Descrição: SANTOS, T. J. dos. Efeito agudo do exercício resistido sobre a pressão arterial de mulheres adultas hipertensas. 2014. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5266
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Jorge dos Santos.pdfTiago Jorge dos Santos556.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.