Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5267
Título: Avaliação do equilíbrio postural em primíparas através da estabilometria
Autor(es): Lucena, Fernanda Mara de Souza
Palavras-chave: Postura
Gestante
Estabilometria
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: Introdução: no período gestacional acontecem alterações físicas e emocionais para adaptar a mulher à sua nova condição. Essas modificações fisiológicas podem resultar em transformações importantes na biomecânica da gestante, podendo causar mudanças de equilíbrio e no controle postural. É relevante a investigação de métodos e instrumentos para identificação e avaliação de possíveis alterações posturais ocorridas do período gestacional. Objetivo: avaliar o equilíbrio postural em primíparas. Métodos: um estudo transversal realizado no Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. A amostra do estudo foi composta por 18 mulheres grávidas do primeiro filho (primíparas) em diferentes idades gestacionais e por 18 nuligestas, acadêmicas do curso de Fisioterapia da UEPB, para inclusão na pesquisa, as nuligestas foram pareadas com as primíparas, de acordo com a idade (intervalo de 2 anos para mais ou para menos) e o estado nutricional de cada gestante. As participantes passaram por uma entrevista, sendo coletados dados sóciodemográficos e hábitos de vida, e feitas as mensurações para as características antropométricas. Em seguida, foi realizada a avaliação da pressão plantar e do equilíbrio postural, através do sistema de baropodometria Arkipelago com a plataforma de força FootWork, sendo avaliado o percentual de oscilação do corpo durante seis segundos em que a participante ficou em cima da plataforma. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, utilizando o teste de normalidades de Shapiro Wilk e o teste de Wilcoxon para comparação dos dados. O estudo obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB (CAAE 0337.0.133.000-12). Resultados: a pesquisa foi composta por 36 mulheres, sendo 18 gestantes com média etária de 21,7 (±4,291) anos (sendo 16 a menor e 30 a maior idade). As participantes se encontravam em diferentes idades gestacionais: 11,11% (n=2) no primeiro trimestre; 38,89% (n=7) no segundo; e 50% (n=9) no terceiro trimestre gestacional. O grupo de nuligestas foi composto por 18 mulheres com média etária de 21,7 (± 3,24) anos (sendo 17 a menor idade e 28 a maior idade). Quanto ao estado nutricional, 11,11% (n=2) mulheres foram classificadas com baixo peso; 61,11% (n=11) apresentando peso adequado; 22,22% (n=4) e 5,56% (n=1) com obesidade. Ambos os grupos foram compostos pelo mesmo numero de mulheres em cada estado nutricional, já que essa foi uma característica comum para a escolha da amostra de nuligestas. Com relação ao equilíbrio postural avaliado através da establiometria, não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os grupos de gestantes e nuligestas (p>0,05). Conclusões: não foram encontradas diferenças no equilíbrio de gestantes e nuligestas.
Descrição: LUCENA, F. M. de S. Avaliação do equilíbrio postural em primíparas através da estabilometria. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5267
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Mara de Souza Lucena.pdfFernanda Mara de Souza Lucena838.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.