Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5269
Título: Influência do transporte de cargas externas na baropodometria e estabilometria de estudantes universitários
Autor(es): Maciel, Daniel Germano
Palavras-chave: Equilíbrio postural
Baropodometria
Estabilometria
Data do documento: 1-Out-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: Postura pode ser entendida como um composto de posições das diferentes articulações do corpo em um determinado momento. A aplicação de cargas externas sobre o corpo e a forma de transporte destas são comumente associadas ao desvio da postura. Uma distribuição desigual de cargas decorrente das diferentes formas de transporte acarretará em deslocamento no centro de gravidade e na distribuição das pressões plantares. A baropodometria é um método de avaliação que detecta alterações da pressão plantar e do centro de gravidade. A estabilometria faz análises do deslocamento do corpo no espaço bem como a velocidade desse deslocamento. OBJETIVO: Verificar a influência do transporte de cargas externas na baropodometria e establiometria de estudantes universitários. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo observacional de corte transversal realizado no Departamento de Fisioterapia da UEPB. Os dados foram coletados em março de 2012. Participaram da amostra 20 estudantes universitários que passaram por uma análise baropodométrica e estabilométrica em duas etapas: a primeira não transportando e a segunda com incidência de carga externa imposta por seu material escolar. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, utilizando os testes Shapiro Wilk, t student para os dados paramétricos e wilkoxon para os não paramétricos (α=5%). O estudo obteve aprovação no Comitê de Ética e Pesquisa da UEPB (CAAE 0402.0.133.000-11). RESULTADOS: Foram encontrada uma diminuição estatisticamente significativa nas variáveis de superfície de contato do pé esquerdo com o solo (p=0,002) e o aumento da oscilação do pé direito para a esquerda e diminuição para a direita quando relacionadas ao tempo (p=0,002). CONSIDERAÇÕES FINAIS: O transporte de cargas externas não é capaz de provocar alterações na baropodometria e estabilometria dos estudantes avaliados, quando a massa do material carregado encontra-se numa faixa entre 2,73 a 9,3% da massa do indivíduo.
Descrição: MACIEL, D. G. Influência do transporte de cargas externas na baropodometria e estabilometria de estudantes universitários. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5269
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Germano Maciel.pdfDaniel Germano Maciel670.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.