Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5270
Título: Doseamento de aspirina
Autor(es): Silva Júnior, Dimas da Rocha
Palavras-chave: Administração de medicamentos
Ácido acetilsalicílico
Doseamento
Aspirina
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: A aspirina como é conhecida nas farmácias, ou, tecnicamente falando, o ácido acetilsalicílico, é o medicamento mais conhecido e vendido em todo o mundo. Trata-se de uma droga associada com plantas, embora, em sua composição, haja substância sintética. Sua síntesefoi totalmente feita com base na estrutura química de uma substância natural isolada do salgueiro branco, a salixalba, Neste procedimento laboratorial procedeu-se ao doseamento do ácido acetilsalicílico de vários comprimidos de várias marcas que foram analisadas. Essa analise é relativo à primeira aplicação da química analítica quantitativa – análise volumétrica. Em 1827, o laboratório farmacêutico alemão Bayer conjugou, quimicamente, o ácido salicílico com o acetato, criando o ácido acetilsalicílico (Aspirina), o qualaveriguouser menos tóxico. Tal medicamento foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia. Foi a primeira criação da indústria farmacêutica, e também o primeiro fármaco vendido em tabletes. O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo de fármacos antiinflamatóriosnão-esteroides, detentor depropriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias.Nesse trabalho foi feito o doseamento do ácido acetilsalicílico, mediante o uso de comprimidos de 100mg e 500mg de várias marcas.
Descrição: SILVA JÚNIOR, D. da R. Doseamento de aspirina. 2012. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5270
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dimas da Rocha Silva Júnior.pdfDimas da Rocha Silva Júnior547.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.