Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5271
Título: Distribuição generalizada de valores extremos aplicada a dados de precipitação máxima na região de Moreilândia-PE
Autor(es): Medeiros, Elias Silva de
Palavras-chave: Estatística
Valores extremos
Distribuições assintóticas
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: A base conceitual da teoria de valores extremos foi proposta por Fisher-Tippett(1928) que estabeleceram os três tipos poss íveis de distribui ções assintóoticas de valores extremos, conhecidas como de Gumbel (tipo I), Fr echet (tipo II) e Weibull (tipo III). Este trabalho é composto por uma s érie hist órica de precipita ção máxima pluviom étrica registrada durante 47 anos (1962 a 2008), no Estado de Pernambuco, precisamente no Munic ípio de Moreilândia, sendo este estudo baseado nos valores m áximos de precipita ção de chuvas nessa região, que se d a nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro, mar co, abril e maio. O presente trabalho consiste no ajuste da distribuição generalizada de valores extremos (GEV), que inclui como casos particulares, as distribuições Gumbel, Fr echet e de Weibull. O método de m áxima verossimilhança foi utilizado para obter as estimativas dos parâmetros da GEV. O teste de Kolmogorov-sminorv aplicado para o ajuste dos dados, assim como gr áfi cos de quantil-quantil. Atrav és desta an álise verifi ca-se que a distribuição Gumbel e a mais adequada para representar os dados de precipitação máxima de chuvas para os meses em estudo. Por último, foram obtidos os n íveis de retorno para os perí odos de retorno de 5, 10 e 50 anos, e construí dos seus respectivos intervalos de 95% de con fiança, através do método delta.
Descrição: MEDEIROS, E. S. de. Distribuição generalizada de valores extremos aplicada a dados de precipitação máxima na região de Moreilândia-PE. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5271
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elias Silva de Medeiros.pdfElias Silva de Medeiros2.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.