Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5272
Título: Casos de violência doméstica em crianças e adolescentes: Como o enfermeiro deve agir?
Autor(es): Palhano, Jéssyka Alves
Palavras-chave: Violência doméstica
Criança e adolescente
Saúde da família
Atuação profissional
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: Introdução: Violência Doméstica é aquela que ocorre dentro do lar, quando se trata de crianças e adolescentes aumenta-se a dificuldade para resolução desse problema, considerando que estes ainda são vistos como “propriedade” dos pais. A qualificação do profissional de Enfermagem para detecção de casos de agressão é de extrema importância, pois é necessário ter um olhar holístico sobre o indivíduo e sobre o contexto familiar no qual ele está inserido. Objetivo Geral: Verificar a partir de estudos realizados, quais as iniciativas que o Enfermeiro deverá ter diante de casos suspeitos ou confirmados de violência em crianças e adolescentes. Objetivos Específicos: Relatar formas de abordagem em casos suspeitos e descrever a importância da participação de outros profissionais neste tipo de atendimento. Metodologia: Realizou-se uma revisão integrativa, sobre a violência doméstica, considerando as bases de dados LILACS e SciELO. Foram selecionados artigos publicados de 2004 a 2014, usando-se os descritores: maus-tratos infantis, violência doméstica em crianças e adolescentes, saúde da família e enfermagem. Selecionando para o estudo apenas os artigos que tratassem da abordagem do papel do enfermeiro diante casos de violência contra a criança e o adolescente. Conclusão: Quando se trata de maus tratos ou de outros tipos de violência, observa-se a necessidade da atuação de uma equipe multiprofissional, na qual todos poderão contribuir dentro de sua área de atuação. É preciso que haja a denúncia de forma competente, e a punição dos agressores, evitando dessa forma que traumas futuros possam surgir.
Descrição: PALHANO, J. A. Casos de violência doméstica em crianças e adolescentes: Como o enfermeiro deve agir?.2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5272
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssyka Alves Palhano.pdfJéssyka Alves Palhano264.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.