Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5273
Título: A naturalização da violência contra a mulher como uma construção sócio-histórica passível de desconstrução
Autor(es): Lacerda, Martina Mendes de
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Patriarcado
Mulher
Cultura
Movimento Feminista
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: O presente artigo trata da questão da violência contra a mulher como uma problemática sócio- histórica que vem se perpetuando na sociedade por gerações. Este trabalho procura trazer uma reflexão que envolve as principais discussões teóricas sobre as desigualdades pautadas nos gêneros a partir da implantação de uma sociedade patriarcal na qual levou a mulher ao papel de sujeito inferior em detrimento da superioridade masculina. A pesquisa apresenta um levantamento bibliográfico por meio de leitura e analise dos principais autores que discutem essa problemática. Neste sentido, compreendemos que os resultados da pesquisa demonstram que a problemática social que envolve a violência contra a mulher está arraigada numa cultura estabelecida historicamente, no entanto, a resistência das mulheres na luta pela conquista de seus espaços e uma mudança cultural com base em uma educação com equidade entre os sexos, seria o alicerce para o início da desconstrução desta sociedade fundamentada na desigualdade de gênero.
Descrição: LACERDA, M. M. de. A naturalização da violência contra a mulher como uma construção sócio-histórica passível de desconstrução . 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5273
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Martina Mendes de Lacerda.pdfMartina Mendes de Lacerda592.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.