Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5278
Título: Controle social e transparência na administração pública
Autor(es): Souza, Fabiano Viana de
Palavras-chave: Administração Pública
Controle Social
Transparência Administrativa
Data do documento: 6-Out-2014
Resumo: A presente monografia enumera os instrumentos de controle e transparência inseridos na estrutura da Administração Pública Brasileira. Ferramentas estas que possuem o objetivo de proteger o patrimônio público de atos ilegais, ou seja, impossibilitar a prática dos crimes de Improbidade Administrativa e Corrupção. Com a Constituição Federal de 1988, o Brasil começou sua peregrinação para uma melhoria na administração pública, trazendo os princípios, tais como à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e transparência, possibilitando à Administração a busca por melhores mecanismos de controle dos recursos públicos, que possuem maior destaque no orçamento e na prestação de contas dos gestores públicos à sociedade. Para a elaboração desta monografia se fez necessário o uso da pesquisa bibliográfica, analisando artigos, livros e sites que tratam do tema. A investigação realizada leva a conclusão de que a administração publica tem a obrigação de prestar contas de acordo com a lei, ou seja, dando transparência aos atos praticados por ela, informando a população e, oferecendo condições de participação e fiscalização através do controle social.
Descrição: SOUZA, F. V. de. Controle social e transparência na administração pública. 2014. 33f. Monografia (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5278
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiano Viana de Souza.pdfFabiano Viana de Souza391.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.