Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/528
Título: Influência da atividade física para uma melhor qualidade de vida do idoso
Autor(es): Barros, Susi Vanessa Alves
Palavras-chave: Qualidade de vida
Atividade física
Idoso
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: A qualidade de vida é de extrema importância para que a população idosa consiga “viver bem”, amenizando sintomas físicos, psíquicos e sociais que afetam a população desta idade. Em diversos estudos vê-se que a Qualidade de Vida está vinculada à prática de atividade física que melhora o condicionamento dos idosos quanto ao aspecto motor e minimiza a possibilidade de desenvolverem doenças. O objetivo desta pesquisa que fez uso da aplicação do questionário IPAQ na versão curta e de um questionário adaptado contendo nove questões baseadas no WHOQOL-Bref consiste em caracterizar aspectos da qualidade de vida de idosos sedentários e ativos e em verificar como a atividade física contribui para uma melhor Qualidade de Vida do idoso. Foi investigada uma população de 20 idosos participantes do “Grupo da Amizade Dom Luiz Gonzaga Fernandes”, que se reönem na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada no bairro Catolé em Campina Grande. Os resultados foram analisados através de uma análise descritiva simples dos valores obtidos, utilizando a ferramenta do Excel versão 2007 e a bibliografia consultada. A análise destes resultados demonstrou que uma boa Qualidade de Vida encontra-se vinculada à prática de atividade física, onde os dados obtidos para a caracterização sócio-demográfica foram que 75% dos idosos apresentaram uma faixa etária entre 60 e 70 anos, 75% corresponderam ao gênero feminino, 55% apresentaram ensino fundamental incompleto e 50% desenvolvem atividades remuneradas; 85% dos idosos foram classificados em ativos e 15% em sedentários; 75% consideraram apresentar uma boa qualidade de vida, 45% acharam que sua dor física os impedem mais ou menos de os mesmos fazerem o que precisam, 50% sentiram-se seguros em sua vida diária, 45% conseguem se locomoverem e 45% apresentaram-se satisfeitos para desempenharem suas atividades diárias e 60% apresentaram algumas vezes sentimentos negativos como mau humor e depressão.
Descrição: BARROS, S. V. A. Influência da atividade física para uma melhor qualidade de vida do idoso. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/528
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Susi Vanessa Alves Barros.pdfSusi Vanessa Alves Barros1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.