Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5287
Título: A importância da análise financeira de balanços um estudo de caso na gestão financeira da companhia energética de São Paulo (CESP)
Autor(es): Barbosa, Rodolffo Travasso
Palavras-chave: Análise financeira de balanços
Análise de retorno
Análise de liquidez
Gestão
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: O presente artigo consiste em evidenciar a importância dos índices extraídos das demonstrações contábeis da Companhia Energética de São Paulo (CESP), revelando os aspectos relacionados ao uso dessas informações como instrumento de apoio à gestão. Alguns gestores não utilizam os dados levantados através das análises, devido a sua complexidade. A análise de balanço visa obter informações financeiras e econômicas, tendo como objetivo a tomada de decisão dentro da empresa. Quanto aos fins, o presente constou de uma pesquisa descritiva, e quanto aos meios tratou-se, ao mesmo tempo, de uma pesquisa bibliográfica e documental e de um estudo de caso. Através das principais demonstrações contábeis, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício dos períodos de 2011, 2012 e 2013 da Companhia Energética de São Paulo (CESP), realizou-se a Análise de Retorno/Rentabilidade, Análise da Estrutura de Capital/Endividamento e Análise da Liquidez da referida empresa. Após a realização das análises pode ser observado que a situação da empresa está desfavorável, visto que, a empresa não está obtendo lucro e sim um prejuízo no ano de 2013. Com uma observação um pouco mais aprofundada podemos comprovar que utilizando a analise financeira um gestor empresarial pode interpretar dados relevantes para a administração financeira de sua empresa através da aplicação e análise dos índices.
Descrição: BARBOSA, R. T. A importância da análise financeira de balanços um estudo de caso na gestão financeira da companhia energética de São Paulo (CESP). 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5287
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolffo Travasso Barbosa.pdfRodolffo Travasso Barbosa490.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.