Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/53
Título: Conhecimento dos profissionais do setor de emergência acerca da biossegurança: estudo em hospitais de Campina Grande-PB
Autor(es): Porto, Maria Isabella Cavalcanti
Palavras-chave: Biossegurança
Riscos ocupacionais
Segurança do trabalho
Data do documento: 4-Jul-2012
Resumo: A biossegurança é um tema que veio a ser debatido a partir da década de 70, desde então vem sofrendo varias alterações, podendo hoje ser definida como um conjunto de ações que visam minimização e prevenção de riscos que estejam associados à pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, proporcionando assim a proteção do profissional, a preservação do meio ambiente e qualidade dos resultados e assistência em saúde. Este estudo teve como objetivo compreender o conhecimento sobre biossegurança dos profissionais de saúde que atuam em setores de emergências de hospitais, citados como referência nesta área, no município de Campina Grande. A pesquisa foi do tipo exploratório descritiva com abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 30 profissionais que atuam nos setores de emergências de um hospital publico e um hospital privado, situados no município de Campina Grande, no período de outubro a novembro de 2010, onde utilizou-se um questionário contendo questões norteadoras direcionadas ao objetivo proposto para o estudo. Foram observadas as recomendações éticas da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Pesquisa. Observa-se através dos resultados que 60% dos participantes entendiam que biossegurança são medidas/técnicas de segurança adotadas pelos profissionais. Do total de entrevistados 95% dos entrevistados relataram que o ambiente de trabalho não é adequado para seguir as normas de biossegurança. Foi unânime quando questionados sobre a importância do uso das normas de biossegurança, tendo 100% dos entrevistados referido ser de suma importância este tema. Foram citados quanto a melhoramentos que poderiam ocorrer na unidade, 20% citaram um maior numero de profissionais e educação permanente e 21% sugeriram melhorar estrutura física.
Descrição: PORTO, M. I. C. Conhecimento dos profissionais do setor de emergência acerca da biossegurança: estudo em hospitais de Campina Grande – PB. 2010. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação) -Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/53
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Isabella Cavalcanti Porto.pdfMaria Isabella Cavalcanti Porto927.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.