Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/532
Título: Nível de estresse e qualidade do sono em professores da rede pública no município de Lagoa Seca-PB
Autor(es): Soares, Francirose Leal
Palavras-chave: Estresse
Qualidade do sono
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Atualmente as condições de trabalho e as exigências da vida moderna são vistas como as principais causas do estresse; não diferindo desta condição encontra-se o professor, pois o ensino e a escola enfrentam dificuldades para se adequar a evolução da sociedade, sobrecarregando este profissional, que embora esteja diante de um processo de evolução educacional e tecnológica, necessita atender cada vez mais alunos, porém em ambiente de trabalho precário, o que pode comprometer sua saúde através do surgimento do estresse e como consequência perda da qualidade do seu sono. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar o nível de estresse e qualidade do sono dos professores da rede pública de ensino da zona urbana do município de Lagoa Seca/PB. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, descritiva, de caráter transversal, com amostra composta por 45 professores, com idade entre 26 e 60 anos, em que 89% eram mulheres e 11% homens. Os critérios de inclusão foram atuar como professor em qualquer uma das 4 escolas da zona urbana do município de Lagoa Seca/PB, aceitar participar da mesma através do Termo de Consentimento Livre Esclarecido e lecionar na fase de ensino fundamental. Utilizou-se para coletar os dados um questionário sócio-demográfico, o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp – ISSL e o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh. Quanto aos resultados, observou-se que houve significância moderada entre a qualidade do sono quando correlacionada ao sexo (p=0,04) e quando correlacionado a qualidade do sono e o estresse (p=0,03). Concluiu-se que a maior parte dos professores (58%) encontrava-se na fase de resistência e que o nível de estresse interfere de forma significativa na qualidade do sono (p= 0,03).
Descrição: SOARES, F. L. Nível de estresse e qualidade do sono em professores da rede pública do município de Lagoa Seca-PB. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/532
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francirose Leal Soares.pdfFrancirose Leal Soares254.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.