Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5329
Título: Homoafetividade na teledramaturgia da Rede Globo: de que forma você se percebe por ali?
Autor(es): Santana, Glaucy de Sousa
Palavras-chave: Teledramaturgia
Ficção
Homoafetividade
Novela amor à vida
Novela Sangue bom
Telenovelas
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: A pesquisa analisa de que forma a teledramaturgia da Rede Globo representa a homoafetividade, procurando compreender como as novelas Amor à vida e Sangue Bom realizam essa abordagem. Parte da premissa de que os produtos da ficção televisiva buscam se aproximar do cotidiano social possuindo o poder de influenciar posturas e comportamentos. Para a percepção desse contexto, apresenta opiniões de um grupo homossexual sobre as referidas telenovelas, a fim de verificar os pontos positivos e negativos retratados nas tramas. Para fundamentar as ideias aqui discutidas, são utilizadas obras de Hall (2003), Lopes (2009) e Butler (2002). Trata-se de um estudo qualitativo que utiliza a Analise de Conteúdo como estratégia metodológica, a partir da abordagem categorial presente nos enredos. Os resultados mais significativos apontam que a teledramaturgia expõe a temática com recorrência. Contudo, a novela Sangue Bom apresenta a homossexualidade de maneira caricata, e Amor à Vida, embora se aprofunde nos desdobramentos da questão, pouco contribui para que as relações homoafetivas sejam desvinculadas de preconceitos e estigmas.
Descrição: SANTANA, G. de S. Homoafetividade na teledramaturgia da Rede Globo: de que forma você se percebe por ali? . 2014. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5329
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glaucy de Sousa Santana.pdfGlaucy de Sousa Santana776.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.