Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/533
Título: Associação entre o desempenho cognitivo e o equilíbrio de idosos do município de Campina Grande - PB
Autor(es): Monteiro, Daniela de Lucena
Palavras-chave: Envelhecimento
Idoso - Desempenho cognitivo
Idoso - Equilíbrio
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Introdução: O envelhecimento acarreta diversas mudanças no indivíduo, de natureza psicológica e fisiológica. Um dos aspectos importantes da funcionalidade é o equilíbrio postural, que prediz o risco de queda. Objetivo: Verificar a associação entre o desempenho cognitivo com o equilíbrio de idosos do município de Campina Grande-PB. Método: Estudo transversal, de amostra composta por 316 idosos, com idade ≥ 60 anos, sendo excluídos idosos com transtornos psiquiátricos associados, Doença de Alzheimer e Doença de Parkinson, surdez ou cegueira, parcial ou total. Foram utilizados o Formulário de Pesquisa para caracterizar os dados sócio-demográficos da amostra, o Mini Exame do Estado Mental modificado (MEEM-mo) usado como rastreio da cognição e a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) para avaliar o equilíbrio. Resultados: Os idosos apresentaram idade média de 71,4 ± 8,0 anos, gênero feminino (71,2%), analfabetos (47,2%). A maioria apresentou cognição preservada, com 9,8% de déficit cognitivo. Na comparação entre os grupos sem e com alterações cognitivas, verificou-se que houve significância estatística (p<0,0001) tanto entre o grupo de idosos 60-64 anos quanto ≥ 65 anos. Em relação ao equilíbrio, a amostra foi classificada como moderado risco de quedas (50,3%). Na correlação entre os instrumentos, verificou-se que houve fraca correlação positiva estatisticamente significante (rho=0,1; p<0,001) entre o MEEM-mo e a EEB e fraca correlação positiva (rho=0,1; p<0,0001) entre a orientação espacial e a base de sustentação diminuída. Quanto à associação do desempenho cognitivo e o equilíbrio, verificou-se que houve associação, estatisticamente significante ( 2 =650,3; p<0,0001). Conclusão: O desempenho cognitivo está associado ao equilíbrio.
Descrição: MONTEIRO, D. de L. Associação entre o desempenho cognitivo e o equilíbrio de idosos do município de Campina Grande - PB. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/533
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela de Lucena Monteiro.pdfDaniela de Lucena Monteiro551.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.