Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5331
Título: Um estudo sobre o ensino da Matemática Financeira em escolas públicas da Paraíba
Autor(es): Silva, Rodrigo da
Palavras-chave: Matemática financeira
Ensino de Matemática
Curriculum escolar
Data do documento: 7-Out-2014
Resumo: Partindo do pressuposto que tem o cotidiano como ponto de partida para o ensino dos conteúdos de Matemática, percebemos a importância que deve ser dada ao estudo da Matemática Financeira nas salas de aula, visto que ela é a parte da Matemática mais utilizada no dia-a-dia. Este trabalho, que é o produto de uma pesquisa realizada com professores de Matemática de escolas públicas estaduais e municipais do estado da Paraíba e que tem como finalidade coletar, descrever e discutir as respostas e justificativas apresentadas por esses professores no que se refere aos possíveis benefícios trazidos pelo ensino da Matemática Financeira nas escolas, enfatizamos entre outras coisas saber os motivos que levam alguns professores a não se motivar em abordar este assunto que é considerado por muitos o conteúdo mais motivador a ser trabalhado na educação básica devido sua grande aplicabilidade e importância na construção social e humana dos alunos. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semi-aberto, aplicado aos professores com o intuito de investigar quais as principais e possíveis causas para essa falta de motivação no ensino desse conteúdo nesta disciplina, quais as principais razões que os levam a ministrar esse conteúdo apenas nos bimestres finais, bem como as metodologias adotadas por eles para ministrá-la, além do que poderia ser feito para que a situação atual do ensino da Matemática Financeira pudesse ser melhorada. A partir dos dados coletados iniciou-se uma análise qualitativa, onde foi detectado que os problemas no ensino da Matemática Financeira vão bem mais além do que uma simples falta de interesse, questões como: deficiência na formação inicial do professor, currículo escolar conteudista, excesso na utilização do livro didático e ênfase a certas partes dos conteúdos matemáticos aparecem como contribuintes para toda essa problemática.
Descrição: SILVA, R. da. Um estudo sobre o ensino da Matemática Financeira em escolas públicas da Paraíba. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5331
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo da Silva.pdfRodrigo da Silva688.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.