Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Karlla Lizandra dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-08T17:10:04Z | - |
dc.date.available | 2014-10-08T17:10:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 361.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5341 | - |
dc.description | SILVA, K. L. dos S. A importância do serviço social na educação: uma proposta de intervenção junto aos estudantes da escola municipal Amaro da Costa Barros em Campina Grande - PB . 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de formação histórica do sistema educacional no Brasil demonstra uma educação vinculada ao desenvolvimento econômico do país. A educação passou a ser tida como direito social a partir da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996). A escola apresenta a necessidade do assistente social, com suas atribuições e competências profissionais a partir do Projeto Ético Político Profissional. Dessa forma, objetiva-se discutir a importância do trabalho do assistente social no campo da educação. Para tanto, o interesse pela temática surgiu da experiência acadêmica do Estágio Supervisionado em Serviço Social realizado na Escola Municipal Amaro da Costa Barros em Campina Grande-PB, no qual foi desenvolvido um Projeto de Intervenção por meio de ações sócio-educativas com os estudantes. Na metodologia, utilizou-se de pesquisas bibliográfica e de campo, observação participante e ações interventivas sócio-educativas com os estudantes da instituição. As atividades desenvolvidas na intervenção e os resultados obtidos demonstraram que há um desconhecimento do trabalho do assistente social por parte dos estudantes, desconfigurando-o como um profissional inserido e importante na equipe multidisciplinar da escola. Dessa forma, a escola representa na sociedade moderna um dos principais espaços formadores e propagadores de cidadania à medida que contribui para a formação do cidadão e sobre seu exercício dentro da sociedade, na qual, o trabalho do assistente social contribui para formação de cidadãos que buscam conquistar uma educação emancipadora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aliceane de Almeida Vieira. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Projeto de Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Sistema educacional brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Serviço social na educação | pt_BR |
dc.title | A importância do serviço social na educação: uma proposta de intervenção junto aos estudantes da escola municipal Amaro da Costa Barros em Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karlla Lizandra dos Santos Silva.pdf | Karlla Lizandra dos Santos Silva | 427.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.