Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5343
Título: Condições de trabalho dos assistentes sociais na proteção social básica no CRAS/Malvinas em Campina Grande - PB
Autor(es): Malta, Abílio Oliveira de
Palavras-chave: Serviço social
CRAS
Condições de trabalho
Data do documento: 8-Out-2014
Resumo: O Presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no período de Março a Setembro de 2014,acerca do trabalho dos assistentes sociais inseridos na Política de Assistência Socialno Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS), localizado no bairro Malvinas em Campina Grande-PB. As mudanças decorrentes dos processos de reconfiguração no mundo do trabalho como a flexibilização, fragmentação e a precarização do trabalho, foram elementos que motivaram a elaboração deste artigo, que teve como objetivo fazer uma análise das condições de trabalho desses profissionais que atuam na proteção social básica. Optamos pela abordagem do tipo analítico-critica, tendo sido realizada a partir de um estudo bibliográfico e da pesquisa de campo. Para coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e a observação participante, em virtude de gerar dados necessários para se atingir os objetivos epistemológicos do projeto.A pesquisa compreendeuo universo totalde 100% dos profissionais da área de Serviço Social, que atuam no CRAS/Malvinas.A pesquisa permitiu investigar alguns aspectos do trabalho dos assistentes sociais,que indicaram instabilidade de vínculo de trabalho, precárias condições salariais e de trabalho, falta de recursos financeiros e físicos. Entretanto, mesmo diante de condições desfavoráveis, ficou claro o compromisso ético dos profissionais como sendo fundamental para o desenvolvimento das ações, uma vez que é através do Projeto Ético Político que o profissional se norteia, priorizando a relação sistemática com usuários dos serviços oferecidos pelo CRAS.
Descrição: MALTA, A. O. de. Condições de trabalho dos assistentes sociais na proteção social básica no CRAS/Malvinas em Campina Grande - PB. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5343
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Abílio Oliveira de Malta.pdfAbílio Oliveira de Malta605.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.