Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5344
Título: Análise da carga tributária na formação do preço de venda de empresas tributadas pelo simples nacional
Autor(es): Freitas, Paulo Ricardo de Medeiros
Palavras-chave: Carga tributária
Formação do preço de venda
Simples nacional
Data do documento: 8-Out-2014
Resumo: É frequente no Brasil se discutir o quanto é elevada a Carga Tributária, onerando, dessa forma, toda a cadeia produtiva, desde as empresas até o consumidor final. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo discutir qual o impacto da Carga Tributária Brasileira na formação do preço de venda de empresas tributadas pelo Simples Nacional. A motivação para o presente estudo decorre da relevância do tema, já que empresas tributadas pelo sistema Simples são classificadas como Pequenas e Médias Empresas e, em conjunto, são as que mais geram emprego e renda na economia nacional. O estudo caracteriza-se como descritivo/exploratório com abordagem qualitativa. Para tanto,foi desenvolvido um Estudo de Caso em uma empresa prestadora de serviços localizada na cidade de Campina Grande-PB eos dados foram coletados através de entrevistasemi-estruturada. Os resultados alcançados evidenciam um impacto de 11,16% pagos de tributos indiretos embutidos no valor do serviço.
Descrição: FREITAS, P. R. de M. Análise da carga tributária na formação do preço de venda de empresas tributadas pelo simples nacional. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5344
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Ricardo de Medeiros Freitas.pdfPaulo Ricardo de Medeiros Freitas497.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.