Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5348
Título: Política pública de segurança e comunitarização policial: contradições de uma proposta
Autor(es): Gomes, Paula Lopes
Palavras-chave: Capitalismo
Comunitarização Policial
Política Pública de Segurança
Data do documento: 8-Out-2014
Resumo: Nas décadas de 1980-1990 são instaladas no Brasil as primeiras bases de policiamento comunitário como forma de responder as demandas sociais em decorrência ao aumento das taxas de violência e criminalidade no país. Tal proposta buscou a aproximação dos profissionais da segurança com a comunidade, através de estratégias de abordagem e atendimento policial com enfoque no respeito aos direitos humanos. Este trabalho objetiva analisar o processo de implementação da polícia comunitária no Brasil. Para tanto, ambicionou também sistematizar historicamente a supracitada proposta, bem como desvelar as contradições do policiamento comunitário no atual contexto. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, no qual fizemos uso da revisão de literatura sobre o tema abordado; documental, do livro de formação do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária e observação no referido Curso. Os resultados mostraram os interesses políticos e econômicos por meio das instalações das bases de polícia comunitária nas comunidades, almejando-se por meio destas, subsídios para a diminuição dos avanços da criminalidade e violência no país. Entretanto, essa “nova” polícia configura nas entrelinhas o reforço à militarização da vida social de homens e mulheres que residem nas comunidades em que se operam as “pacificações”, reafirmando-se a vigilância às populações empobrecidas (moradores(as) das comunidades) e sob o ilusório discurso de que essa política pública resulte na diminuição das taxas de violência e expansão da criminalidade tanto requerida pela sociedade.
Descrição: GOMES, P. L. Política pública de segurança e comunitarização policial: contradições de uma proposta. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5348
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Lopes Gomes.pdfPaula Lopes Gomes335.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.