Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/535
Título: Proxêmica: análise das formas de comunicação não verbal e sua influência na relação fisioterapeuta e paciente
Autor(es): Queiroz, Ariberto Silva de
Palavras-chave: Fisioterapia
Comunicação não verbal
Relação paciente fisioterapeuta
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: Comunicar-se é uma necessidade humana básica. A comunicação verbal e não verbal são estudadas por diversas áreas do conhecimento e na área da saúde, dominá-las, proporciona vantagens para uma boa conduta terapêutica e um constante crescimento na relação profissional de saúde e paciente. Assim, destaca-se a atenção que o fisioterapeuta deve dar às relações de comunicação quer sejam nos aspectos verbais ou os não verbais que são desencadeados nas práticas terapêuticas. Esta pesquisa teve o objetivo de investigar aspectos da comunicação não verbal adotados pelos estagiários-fisioterapeutas durante atendimentos aos pacientes, e observou como esses fatores influenciaram as relações de cuidado. Trata-se de um estudo analítico e descritivo em uma abordagem quali-quantitativa. Como instrumento de análise foi adotado o roteiro de observação adaptado de Growl; Lawrence (1995) sendo analisados: a posição do estagiário-fisioterapeuta durante a interação, distância, tom de voz, eixo dos interlocutores, comportamento de contato, contato visual, presença de obstáculos entre os interlocutores durante os atendimentos, além de ser descrita a situação e o tempo do atendimento. A amostra foi composta de 30 alunos concluintes de fisioterapia de uma instituição de ensino, sendo 24= do gênero feminino 06= do gênero masculino. Os resultados obtidos nas observações reforçam as reflexões dos aspectos da comunicação não verbal. A temática é fonte de grande riqueza intelectual bem como possibilita uma abordagem mais ampla propondo um cuidado cada vez mais efetivo e direcionado para uma intervenção mais humanizada.
Descrição: QUEIROZ, A. S. de. Proxêmica: análise das formas de comunicação não verbal e sua influência na relação fisioterapeuta e paciente. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/535
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ariberto Silva de Queiroz.pdfAriberto Silva de Queiroz1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.