Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5357
Título: Diversidade das maneiras de interação pessoal através do esporte para a construção de novas formas de sociabilidade
Autor(es): Castelo Branco, Celia Xavier
Palavras-chave: Esporte
Socialização
Escola
Comunicação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A comunicação entre os indivíduos é algo indispensável para a vida em sociedade, tendo em vista a necessidade de relações e a dependência do outro inerente ao ser humano. Nesse contexto, a evolução humana esteve atrelada à evolução comunicativa em todas as suas formas, seja ela comunicação verbal, corporal, ou através de gestos, expressões, movimentos, comportamentos, etc. A escola assume papel de grande importância no desenvolvimento do indivíduo, uma vez que é o primeiro contato da criança com o meio social externo a sua família. As atividades desenvolvidas nas escolas possuem a função de inserção das crianças no meio social, trazendo a estas informações variadas que aprimorem seu desenvolvimento psicossocial, afetivo, emocional, cognitivo. Tendo como ponto de partida o Esporte como fomentador da sociabilidade das crianças na escola, percebe-se que a prática desportiva auxilia nas interrelações existentes no meio escolar, uma vez que aproxima os educandos, fazendo com que estes se socializem de maneira saudável. O objetivo deste estudo é compreender a expressão corporal como forma de interação entre os indivíduos, através dos esportes, verificando a influência da expressão corporal no contexto da sociabilidade escolar, tendo em vista a melhoria das relações entre os alunos inseridos na Escola. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo bibliográfico, exploratório, descritivo, dedutivo e qualitativo. Conclui-se que a prática de esportes efetiva a socialização e a sociabilidade do indivíduo, uma vez que o educando (quando inserido em um determinado meio social onde são desenvolvidas atividades que estimulam sua cognição) passa a ter maior interesse no contato e comunicação com os demais membros do grupo. Para o referencial teórico, consideramos os estudos de Baechler (1995), Ekman (2011) Bencostta (2007) entre outros.
Descrição: CASTELO BRANCO, Celia Xavier. Diversidade das maneiras de interação pessoal através do esporte para a construção de novas formas de sociabilidade. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5357
ISSN: CDD 796
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - CELIA XAVIER CASTELO BRANCO.pdfPDF - Celia Xavier Castelo Branco812.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.