Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5361
Título: O Quilombo do livramento: conhecimento e ressignificando a sua história
Autor(es): Roberto, Maria do Bom Conselho Maximiano
Palavras-chave: Quilombo do Livramento
História
Comunidades Quilombolas
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta uma pesquisa sobre a história do povo de Livramento que foi construída a partir da fuga de negros que se encontraram no alto da Serra Grande do Pajeú, vista panorâmica e difícil acesso a este lugar. Conseguiram sobreviver graças às grandes pedras e rochas numerosas existentes no local que fizeram das mesmas os seus abrigos. A alimentação eram plantas e animais que conseguiram capturar. Após terem a certeza que ali era um lugar de escasso movimento, resolveram estabelecer moradas fixas, cognominando o local de Livramento, porque sentiram que ali haviam alcançado a liberdade. Hoje o sítio Livramento é reconhecido como Comunidade Remanescente de Quilombo Sítio Livramento. Este trabalho relata a história dessa comunidade, tomando por pilar basilar: os depoimentos contidos nas memórias daquela gente e em documentos manuscritos das últimas décadas da escravidão. Livramento se localiza no Planalto da Borborema, na divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco. Trata-se de uma Pesquisa de campo em que o método utilizado foi o descritivo por meio de relatos e entrevistas realizadas no dia 10 de junho de 2013 com a comunidade quilombola com a finalidade de colher dados, a qual segue em anexo e pesquisas, tendo como base os teóricos: Moura (1992), Reis & Gomes (1996), Osório (2005), Cantarino (2000), Amorim (2000), Eurípedes Funes (1996) e alguns dos habitantes do quilombo Livramento por ser por ser teóricos empíricos. Tendo como objetivo conhecer o quilombo que ainda se mantém vivo e que deve ser contextualizado para educar a partir da história de luta e de resistência desse povo, dos costumes dessas comunidade quilombola e do respeito aos mais velhos, além de educar a partir dos saberes e conhecimentos científicos acumulados na vivência e organização coletiva.
Descrição: ROBERTO, M. do B. C. M. O Quilombo do livramento: conhecendo e ressignificando sua história. 2014. 36f. Monografia (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) – Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5361
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DO BOM CONSELHO MAXIMIANO ROBERTO.pdfMaria do Bom Conselho Maximiano Roberto1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.