Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5364
Título: O livro didático e o ensino de inglês: um olhar sobre as aulas de inglês na Escola Padre Simão Fileto na cidade de Cubati
Autor(es): Freire Neto, Pedro Luna
Palavras-chave: Livro didático
Língua Inglesa
Abordagem Tradicional
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o grau de importância que o livro didático de inglês tem nas turmas de 6º anos, bem como analisar a frequência com que os professores pesquisados fazem uso do mesmo. Sendo assim, esta monografia construiu um estudo sobre a origem do livro didático, que começou a ser contada no final da década de 30, com a criação de órgãos como o INL, o Plidef, culminado com o PNLD, para dar suporte à demanda de entrega de livros em todo o Brasil. Para compreendermos melhor como o livro didático é usado, foi preciso incluir nesse estudo um breve histórico sobre a abordagem Tradicional, que se iniciou com a chegada dos jesuítas e as primeiras aulas de catequese aos Ameríndios e lusitanos já instalados no Brasil, sendo necessário ainda uma rápida explanação acerca dos métodos comunicativo e o expositivo-dialogado. Os caminhos metodológicos para a construção dessa pesquisa foram desenvolvidos por meio de uma estudo bibliográfico juntamente com uma pesquisa qualitativa através de um questionário, o qual foi aplicado junto aos professores de Língua Inglesa (apenas dois) da escola Padre Simão Fileto, situada no centro da cidade de Cubatí. Nessa perspectiva, a pesquisa buscou contribuir junto aos professores, dando-lhes um melhor entendimento sobre a importância de se usar o livro didático de modo mais recorrente. Contudo, é notório que para tornar as aulas de inglês menos enfadonhas, é necessário melhorar as práticas pedagógicas, bem como obter um maior apoio do poder público municipal, no sentido de dar suporte ao trabalho docente, munindo os professores com os materiais tecnológicos mínimos e necessários para proporcionar um maior e melhor aprendizado da língua inglesa.
Descrição: FREIRE NETO, Pedro Luna. O livro didático e o ensino de inglês: um olhar sobre as aulas de inglês na Escola Padre Simão Fileto na cidade de Cubati. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5364
ISSN: CDD 372.6521
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - PEDRO LUNA FREIRE NETO.pdfPDF - Pedro Luna Freire Neto638.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.