Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5366
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souto, John Kennedy Gouveia de | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T14:28:50Z | - |
dc.date.available | 2014-10-09T14:28:50Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-09 | - |
dc.identifier.issn | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366 | - |
dc.description | SOUTO, John Kennedy Gouveia de. A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguístico na sala de aula. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho “A identidade do aluno na Educação de Jovens e Adultos: o preconceito linguístico na sala de aula” tem como objetivos, identificar as dificuldades de aceitação encontradas pelos estudantes da EJA, no aspecto linguístico. Fazendo um breve histórico sobre a EJA no Brasil e evidenciando os conflitos entre as gerações, refletimos a respeito do comportamento dos alunos inseridos numa sociedade de preconceito para compreender as dificuldades encontradas, sobretudo, para viverem de forma harmoniosa em sociedade, diante dos entraves que desestruturam o ensino. Sabemos, pois, que os alunos da EJA estão envolvidos por conflitos inter-geracionais, causando, assim, um dos grandes problemas da EJA. Com efeito, a EJA apresenta diversos aspectos em relação ao preconceito linguístico; da variação linguística à formação propriamente do preconceito. O presente estudo analisa criticamente as marcas da oralidade, na conversa espontânea entre alunos e o professor do segmento; traça um percurso pela identidade cultural e educacional dos alunos e problematiza a identidade brasileira, por causa das diferenças raciais existentes no Brasil, espaço político e sociocultural de profunda complexidade. Para o trabalho, consultamos: Bagno (1999/2010), Ribeiro (1999) e Decca (2013), entre outros, por analisarem a temática aqui direcionada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ricardo Soares da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Conflitos interrelacionais | pt_BR |
dc.title | A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguistíco | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - JOHN KENNEDY GOUVEIA DE SOUTO.pdf | PDF - John Kennedy Gouveia de Souto | 935.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.