Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouto, John Kennedy Gouveia de-
dc.date.accessioned2014-10-09T14:28:50Z-
dc.date.available2014-10-09T14:28:50Z-
dc.date.issued2014-10-09-
dc.identifier.issnCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5366-
dc.descriptionSOUTO, John Kennedy Gouveia de. A identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguístico na sala de aula. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho “A identidade do aluno na Educação de Jovens e Adultos: o preconceito linguístico na sala de aula” tem como objetivos, identificar as dificuldades de aceitação encontradas pelos estudantes da EJA, no aspecto linguístico. Fazendo um breve histórico sobre a EJA no Brasil e evidenciando os conflitos entre as gerações, refletimos a respeito do comportamento dos alunos inseridos numa sociedade de preconceito para compreender as dificuldades encontradas, sobretudo, para viverem de forma harmoniosa em sociedade, diante dos entraves que desestruturam o ensino. Sabemos, pois, que os alunos da EJA estão envolvidos por conflitos inter-geracionais, causando, assim, um dos grandes problemas da EJA. Com efeito, a EJA apresenta diversos aspectos em relação ao preconceito linguístico; da variação linguística à formação propriamente do preconceito. O presente estudo analisa criticamente as marcas da oralidade, na conversa espontânea entre alunos e o professor do segmento; traça um percurso pela identidade cultural e educacional dos alunos e problematiza a identidade brasileira, por causa das diferenças raciais existentes no Brasil, espaço político e sociocultural de profunda complexidade. Para o trabalho, consultamos: Bagno (1999/2010), Ribeiro (1999) e Decca (2013), entre outros, por analisarem a temática aqui direcionada.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ricardo Soares da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovenspt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectConflitos interrelacionaispt_BR
dc.titleA identidade do aluno na educação de jovens e adultos: o preconceito linguistícopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOHN KENNEDY GOUVEIA DE SOUTO.pdfPDF - John Kennedy Gouveia de Souto935.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.