Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5368
Título: A escola no combate ao racismo
Autor(es): Cavalcanti, Susana de Almeida
Palavras-chave: Racismo na escola
Preconceito Racial
Discriminação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo principal investigar nas bibliografias os estudos feitos por pesquisadores no que se refere ao combate da descriminação racial nas escolas, destacando o que se tem feito para combater ao racismo na sociedade começando pelo o combate nas escolas. Também destacar as dificuldades no combate ao preconceito racial que enfrentamos no cotidiano escolar. O suporte teórico teve por base os estudos Maria Aparecida (Formação de educadores/as para o combate ao racismo: mais uma tarefa essencial) Nilma Lino Gomes (Educação, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade) Isabel Aparecida dos Santos (A responsabilidade da escola na eliminação do preconceito racial: alguns caminhos), entre outros especialistas da pedagogia da inclusão. Um instrumento utilizado foi uma análise das observações feitas por estudiosos da discriminação racial na escola que tentam entender como a escola lida com a diferença racial. A escola discrimina? A conclusão que teve os estudiosos quanto a essa pergunta feita a diferentes seguimentos, a diferentes sujeitos do ambiente escolar é que houve variadas respostas como (1) há quem ache absurdo falar de discriminação no Brasil, país onde “todos são iguais perante a lei”, (2) há quem reconheça que a discriminação exista, mas na “sociedade” (sujeito indefinido e abstrato, que não frequenta os bancos escolares), (3) há ainda quem afirme que a escola, além de discriminar, não é capaz de promover a igualdade. Nesse sentido, esse estudo ressalta a importância de preparar todos aqueles que fazem parte do contexto escolar no intuito de aprender a lidar com o preconceito com a indiferença dentro da escola, tornando assim, uma sociedade mais consciente do que é ser discriminado e quais as consequências disso.
Descrição: CAVALCANTI, Susana de Almeida. A escola no combate ao racismo. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5368
ISSN: CDD 320.56
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SUSANA DE ALMEIDA CAVALCANTI.pdfPDF - Susana de Almeida Cavalcanti394.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.