Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/538
Título: Perfil do discente em Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Autor(es): Medeiros, Janny Laura Araújo de
Palavras-chave: Fisioterapia
Mercado de trabalho
Perfil do fisioterapeuta
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: INTRODUÇÃO: Existem no Brasil 548 cursos de Fisioterapia oferecidos por 462 Instituições de Ensino Superior. Destas, 11 estão na Paraíba, cuja pioneira é a UEPB. Esta pesquisa tem o objetivo de conhecer o perfil socioeconômico do discente, como também o motivo pelo qual o mesmo escolheu o curso, o grau de satisfação por estar cursando Fisioterapia, nota de auto-avaliação, classificação do corpo docente, grau de motivação para produção científica, Estado que pretende atuar como profissional, além de outros aspectos. METODOLOGIA: Pesquisa quantitativa, transversal, de caráter exploratório, desenvolvida no Departamento de Fisioterapia da UEPB, da qual participaram 50 discentes, que responderam um questionário. Seriam excluídos aqueles que não estivessem devidamente matriculados no Curso de Fisioterapia da UEPB; não concordassem e não assinassem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE); além de não entender e não responder satisfatoriamente o instrumento de pesquisa. RESULTADOS: Cerca de 52% dos discentes tem entre 19 e 22 anos; 72% mulheres; 78% de origem paraibana; 90% sente-se realizada no curso; 50% se auto-avalia com nota 6 e 8; 90% não trabalha; 90% não ganha bolsa de estudos; 90% escolheu o curso de Fisioterapia por vontade própria; 92% pretende fazer pós-graduação; 74% quer prestar concursos públicos; 28% quer atuar em Respiratória; 54% pretende trabalhar na Paraíba; 42% com remuneração desejada entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00. CONCLUSÃO: Espera-se contribuir para facilitar o estabelecimento de objetivos e planos moldados aos alunos da UEPB com o intuito de encaminhá-los ao mercado de trabalho com a melhor formação profissional possível.
Descrição: MEDEIROS, J. L. A. de. Perfil do discente em Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/538
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janny Laura Araújo de Medeiros.pdfJanny Laura Araújo de Medeiros671.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.