Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5384
Título: Interações medicamentosas no tratamento de pacientes hipertensos em uma Unidade de Saúde
Autor(es): Lins, Guilherme Antonio Pereira
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Saúde pública
Interações medicamentosas
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: A população brasileira tem apresentado um aumento na expectativa de vida, e por consequência, das doenças crônicas, como a Hipertensão Arterial Sistêmica. No tratamento anti-hipertensivo, o uso de múltiplos medicamentos é mandatório, desta forma, torna-se importante identificar as potenciais interações medicamentosas. Este estudo tem como objetivo investigar as interações medicamentosas no tratamento antihipertensivo de uma unidade de saúde, através da identificação e classificação farmacológica dos medicamentos utilizados no tratamento, descrevendo possíveis interações relevantes e expor dados socioeconômicos e demográficos da população estudada. A amostra foi formada por 65 hipertensos participantes do programa HIPERDIA, a coleta de dados se deu por formulário a análise das interações foi feita com literatura especializada. Detectou-se 78 interações em 35 pacientes, com 25 interações potenciais possíveis onde 72% são de classificadas como gravidade moderada, com maior ocorrência da associação de Losartana e Hidroclorotiazida, 16% de gravidade elevada e 12% leve. A repercussão dessas interações deve ser considerada para não comprometer o estado de saúde dos pacientes. Desta forma, é apropriado adotar estratégias de colaboração entre profissionais de saúde para a prevenção, controle e manejo das interações e o conhecimento sobre incompatibilidades.
Descrição: LINS, G. A. P. Interações medicamentosas no tratamento de pacientes hipertensos em uma Unidade de Saúde. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5384
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Guilherme Antônio Pereira Lins.pdfGuilherme Antônio Pereira Lins561.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.