Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5393
Título: O trabalho com material reciclável na prática escolar: possibilidade para geração de renda
Autor(es): Ramos, Maria do Socorro Cordeiro
Palavras-chave: Material reciclável
Prática pedagógica
Geração de renda
Meio ambiente
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Prioriza-se o uso da metodologia qualitativa, pois considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A proposta é atingir todos os cidadãos por meio de processos pedagógicos participativos e permanentes, buscando incutir nos alunos do ensino fundamental a consciência crítica sobre a problemática ambiental, enfatizando a compreensão das origens dos muitos problemas decorrentes dessa discussão, levando cada aluno a se sentir protagonista em busca de soluções. Os resultados podem contribuir para solucionar ou diminuir os impactos causados pelo homem através do lixo por ele gerado. Foca no lixo produzido pelo aluno na escola e na sua residência, levando os alunos a refletirem sobre reaproveitamento de materiais recicláveis com a criação de peças diversas, transformando com criatividade o lixo descartado em novos objetos . Dá-se ênfase a mostrar que através da arte com materiais recicláveis podemos diminuir os impactos ambientais proporcionando a diminuição do lixo encaminhado aos lixões, aos rios, aos terrenos baldios. Enuncia-se, assim, o objetivo geral da pesquisa: promover a conscientização de sustentabilidade de resíduos sólidos produzindo artes e possibilitando sua comercialização e atividades econômicas, entre os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jornalista José Leal Ramos. A partir daí, identificamse os objetivos operacionais: Descrever e analisar as práticas escolares sobre sustentabilidade e meio ambiente da Escola de Ensino Fundamental Jornalista José Leal Ramos;Contribuir, no ambiente de ensino (entre estudante, educadores, funcionários e no ambiente familiar), para a consciência da importância da reciclagem; Avaliar as ações de sustentabilidade e educação ambiental dentro da escola; Desenvolver a criatividade através da arte com resíduos sólidos
Descrição: RAMOS, Maria do Socorro Cordeiro. O trabalho com material reciclável na prática escolar: possibilidade para geração de renda. 2014. 77f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5393
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Cordeiro Ramos.pdfMaria do Socorro Cordeiro Ramos3.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.