Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5394
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Carmen Dolôres Guerra do | |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T16:12:28Z | |
dc.date.available | 2014-10-09T16:12:28Z | |
dc.date.issued | 2014-10-09 | |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5394 | |
dc.description | NASCIMENTO, Carmen Dolôres Guerra do. Inclusão escolar: sentidos produzidos por professores da “escola para todos”. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo geral refletir sobre o processo de inclusão escolar a partir de vozes das professoras da “Escola para todos” que lecionam nas séries iniciais do ensino fundamental, bem como instigar-lhes a buscarmos juntos, caminhos para que de fato aconteça a inclusão preconizada nos documentos oficiais. Para isso, tivemos como suporte teórico os estudos de Sarlet (2001), Mazzota (2001) Mantoan (2006), Lima (2006), Cavalcante (2006), D’Oliveira (2011), Faro (2011) Barretta e Canan (2012), Ploennes (2013), dentre outros. Apesar dos números mostrarem evolução da inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino, conforme gráfico do censo realizado pelo MEC em 2010 foi constatado através da pesquisa de campo realizada numa escola municipal no município de João Pessoa – PB, com professoras que lecionam do 1º ao 5º ano do ensino fundamental I, que a escola ainda não está preparada (estrutura, material didático e recursos humanos) para receber e atender de forma satisfatória alunos com deficiência. O estudo nos possibilitou reconhecer que ainda temos muito que caminhar em relação à efetivação da prática inclusiva de alunos deficientes, apesar dos avanços legais, tais como Declaração de Salamanca (1994), as Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica (2001), o Plano Nacional de Educação – PNE (2010), dentre outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Soraya Maria Barros de Almeida Brandão | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar: sentidos produzidos por professores da “escola para todos”. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carmen Dolôres Guerra do Nascimento.pdf | Carmen Dolôres Guerra do Nascimento | 3.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.