Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5396
Título: Uma investigação sobre a evasão escolar na educação de jovens e adultos: a experiência da E. E. E. F. M. Professora Luiza Simões Bartolini
Autor(es): Batista, Maria Marlene
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Evasão escolar
Políticas Públicas
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Esse trabalho versa sobre a investigação das causas que levam a evasão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartollini, localizada na cidade de João Pessoa na Paraíba, como objeto de estudo desse trabalho monográfico. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se uma revisão da literatura sobre o projeto de Educação para Jovens e Adultos, um levantamento histórico e dos marcos teóricos da educação no país, além da aplicação de um questionário a um grupo de dezessete alunos das turmas da EJA que evadiram da escola e retornaram, dos quais cinco são alunos da oitava EJA do Ensino Fundamental ll e doze alunos do segundo ano EJA do Ensino Médio. Também foi aplicado um questionário aos professores dessas turmas para observar a opinião deles sobre a evasão dos alunos do turno noturno. Assim foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter exploratório, que ressalta a importância de serem elaboradas políticas públicas voltadas a uma educação dinâmica e atrativa, a fim incluir esses alunos e evitar que outros desistam dos estudos, reduzindo a evasão escolar.
Descrição: BATISTA, Maria Marlene. Uma investigação sobre a evasão escolar na educação de jovens e adultos: a experiência da E. E. E. F. M. Professora Luiza Simões Bartolini. 2014. 58f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5396
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Marlene Batista.pdfMaria Marlene Batista2.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.