Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Josemar Medeiros da
dc.date.accessioned2014-10-09T16:17:19Z
dc.date.available2014-10-09T16:17:19Z
dc.date.issued2014-10-09
dc.identifier.otherCDD 370.1
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5397
dc.descriptionSILVA, Josemar Medeiros da. Percepção sobre a abordagem de gênero no ensino médio inovador: um estudo de caso da escola estadual profª Liliosa de Paiva Leite. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEm consonância com a proposta do Programa de Ensino Médio Inovador – ProEMI e a relevância de se trabalhar os temas transversais na comunidade escolar, este estudo tem por finalidade compreender, a partir dos estudos sobre gênero de Helleieth Saffioti e educação, mediando um diálogo entre Émile Durkhein e Paulo Freire; as relações de gênero vivenciadas no contexto escolar, destacando as configurações que esta apresenta, buscando em Norbert Elias apoio. Delimitamos como campo de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Liliosa de Paiva Leite, situada no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a qual desde abril de 2012 adotou o ensino integral, ProEMI, no seu currículo escolar. Refletimos sobre as concepções teóricas que permeia o discurso do gênero e sua aplicabilidade no ambiente escolar, sobretudo, no Programa do Ensino Médio Inovador – ProEMI, analisando o caráter inovador que este apresenta. Metodologicamente, assumimos abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, acrescido da pesquisa documental e bibliográfica. Na construção do objeto dialogamos, teoricamente, com: os sociólogos Émile Durkhein (1965), Norbert Elias (1997) e Helleieth Saffioti (1987); e também com as contribuições de Paulo Freire (1969), nas discussões sobre a Educação Popular. Os resultados refletem a realidade da sociedade atual, evidenciando que embora haja uma tomada de consciência em relação à perspectiva e ao estudo de gênero, muito ainda se precisa avançar na construção de novos paradigmas que permitam rupturas com comportamentos e linguagens preconceituosos e sexistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.titlePercepção sobre a abordagem de gênero no ensino médio inovador: um estudo de caso da escola estadual profª Liliosa de Paiva Leitept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josemar Medeiros da Silva.pdfJosemar Medeiros da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.