Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5397
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Josemar Medeiros da | |
dc.date.accessioned | 2014-10-09T16:17:19Z | |
dc.date.available | 2014-10-09T16:17:19Z | |
dc.date.issued | 2014-10-09 | |
dc.identifier.other | CDD 370.1 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5397 | |
dc.description | SILVA, Josemar Medeiros da. Percepção sobre a abordagem de gênero no ensino médio inovador: um estudo de caso da escola estadual profª Liliosa de Paiva Leite. 2014. 62f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em consonância com a proposta do Programa de Ensino Médio Inovador – ProEMI e a relevância de se trabalhar os temas transversais na comunidade escolar, este estudo tem por finalidade compreender, a partir dos estudos sobre gênero de Helleieth Saffioti e educação, mediando um diálogo entre Émile Durkhein e Paulo Freire; as relações de gênero vivenciadas no contexto escolar, destacando as configurações que esta apresenta, buscando em Norbert Elias apoio. Delimitamos como campo de pesquisa a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Liliosa de Paiva Leite, situada no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, a qual desde abril de 2012 adotou o ensino integral, ProEMI, no seu currículo escolar. Refletimos sobre as concepções teóricas que permeia o discurso do gênero e sua aplicabilidade no ambiente escolar, sobretudo, no Programa do Ensino Médio Inovador – ProEMI, analisando o caráter inovador que este apresenta. Metodologicamente, assumimos abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso, acrescido da pesquisa documental e bibliográfica. Na construção do objeto dialogamos, teoricamente, com: os sociólogos Émile Durkhein (1965), Norbert Elias (1997) e Helleieth Saffioti (1987); e também com as contribuições de Paulo Freire (1969), nas discussões sobre a Educação Popular. Os resultados refletem a realidade da sociedade atual, evidenciando que embora haja uma tomada de consciência em relação à perspectiva e ao estudo de gênero, muito ainda se precisa avançar na construção de novos paradigmas que permitam rupturas com comportamentos e linguagens preconceituosos e sexistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | Percepção sobre a abordagem de gênero no ensino médio inovador: um estudo de caso da escola estadual profª Liliosa de Paiva Leite | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josemar Medeiros da Silva.pdf | Josemar Medeiros da Silva | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.