Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/540
Título: A comunicação verbal e pacientes experts: influencia na relação entre fisioterapeuta e paciente
Autor(es): Tavares, Ayrton Villeneuve Oliveira
Palavras-chave: Comunicação verbal
Paciente expert
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O presente estudo surgiu de questionamentos sobre a relevância da comunicação verbal nas relações fisioterapeuta-paciente como instrumento para humanizar o cuidado ao paciente, bem como a partir das repercussões que o paciente expert, um novo consumidor dos serviços de saúde, podem gerar na terapêutica. Assim, o objetivo foi conhecer como alguns aspectos interferem no processo de comunicação verbal adotado pelos estagiários-fisioterapeutas durante os tratamentos. Para tanto, foi realizado um estudo analítico e descritivo em uma abordagem quali-quantitativa, por meio de entrevista semi-estruturada gravada por meio digital e de um instrumento de análise adaptado do roteiro de observação de Growl; Lawrence (1995) com 30 alunos concluintes do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior. Com os vinte e quatro estagiários do gênero feminino e seis do gênero masculino, foram abordados aspectos referentes às formas de comunicação verbal adotadas diante do adoecimento, idade, gênero, localização social, nível de escolaridade e aparência física, também foi levado em conta a reação frente a experiências com pacientes com um maior nível de informações, além da observação das formas de comunicação verbal durante os atendimentos. Os resultados permitem concluir que a comunicação verbal sofre influência destes aspectos citados, mesmo que por vezes seja adotado um discurso politicamente correto tentando transparecer uma imagem de humanização do atendimento. A temática é de grande relevância já que a comunicação tem o poder de transformar as práticas de saúde, precisando ser trabalhada e aprofundada, na formação acadêmica.
Descrição: TAVARES, A. V. O. A comunicação verbal e pacientes experts: influencia na relação entre fisioterapeuta e paciente. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/540
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayrton Villeneuve Oliveira Tavares.pdfAyrton Villeneuve Oliveira Tavares674.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.