Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5402
Título: Projeto de incentivo à leitura literária na escola
Autor(es): Souza, Jairo Cézar Soares de
Palavras-chave: Leitura literária
Literatura
Acesso
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência vivida na cidade de Sapé, na Paraíba. O PILLE – Projeto de Incentivo à Leitura Literária na Escola surgiu da inquietação e da insatisfação com o fato do MEC – Ministério da Educação e Cultura ser o terceiro maior comprador de livros do Planeta e, mesmo diante de tamanho investimento, a leitura literária praticamente inexiste no cotidiano das escolas. Diante deste quadro, criamos o PILLE, que tem como fim maior, o incentivo à prática da leitura literária durante as atividades rotineiras das unidades executoras. Durante a execução do projeto foram realizadas oficinas de leitura, montagem de bibliotecas ou espaços de leitura e eventos literários onde a comunidade escolar teve contato direto com autores e suas obras. Foram realizadas pesquisa-ação e de campo com abordagens quantitativa e qualitativa, por meio de questionários para alunos e professores das Escolas municipais Maria Bernadete Montenegro e Escola Municipal Luiz Ignácio Ribeiro Coutinho e na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gentil Lins, local onde o projeto nasceu. Diante da análise dos resultados, foi percebida a eficácia do projeto, através do incremento no número de empréstimos de livros na biblioteca e do interesse de professores e alunos por livros literários e eventos voltados a esse fim.
Descrição: SOUZA, Jairo Cézar Soares de. PILLE – Projeto de incentivo à leitura literária na escola . 2014. 49f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5402
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jairo Cézar Soares de Souza.pdfJa1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.