Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5404
Título: O lugar da cultura no currículo escolar
Autor(es): Silva, Rosana Maria da
Palavras-chave: Cultura
Currículo
Edudação
Data do documento: 9-Out-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a necessidade de se discutir aspectos culturais que tem uma relação intrínseca com a prática escolar, devido a sua importância para a formação dos educandos, como estabelecem as diretrizes educacionais. Se é papel da Educação formar indivíduos conscientes e críticos de sua realidade, é indispensável que a prática educativa esteja voltada para a percepção das questões culturais que os envolvem. Nesse sentido, tendo em vista os debates atuais que se travam a respeito da diversidade cultural, consideramos nesse nosso trabalho a urgência de se rever as ações curriculares que tem pautado as práticas pedagógicas, a fim de torná-las mais eficazes. Sendo reconhecida a escola como lugar de convívio das diferenças, um novo currículo escolar deve contemplar conteúdos que tratem das distinções e desigualdades que são vivenciadas no espaço escolar. Dessa forma, a escola precisa incluir em suas políticas educacionais as questões sociais, tendo como meta principal humanizar e apresentar um modelo de inclusão que atinja todos os que estão inseridos no espaço educacional. Para isso, o reconhecimento da importância da diversidade cultural e a abertura para a aceitação do diferente e para o diálogo devem tornar-se uma prática diária.
Descrição: SILVA, Rosana Maria da. O lugar da cultura no currículo escolar. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5404
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Maria da Silva.pdfRosana Maria da Silva636.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.