Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/541
Título: Estresse e qualidade de vida no trabalho dos bombeiros militares de Campina Grande
Autor(es): Bezerra, Anuska Erika Pereira
Palavras-chave: Estresse
Qualidade de vida no trabalho
Bombeiros Militares
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O Bombeiro Militar exerce atividades perigosas que muitas vezes coloca a sua vida em risco durante uma atuação e a qualidade de seu serviço dependerá diretamente de sua condição física, psicológica e motivacional, algumas profissões causam grande desgaste emocional, pois o trabalho é realizado sob pressão e os profissionais não podem correr o risco de tomar atitudes precipitadas, dentre esses profissionais está o bombeiro. O estudo tem o objetivo de identificar o estresse e a qualidade de vida dos Bombeiros Militares de Campina Grande/PB, sendo do tipo exploratório, descritivo, transversal e de campo, com abordagem quantitativa e amostra de 40 Bombeiros Militares do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, em Campina Grande/PB. Foram inclusos os militares na ativa e excluídos os reformados e os de licença no período da coleta de dados. Para alcançar os objetivos do estudo, foram utilizados o inventário de Stress de Lipp e Guevara e o Questionário de Qualidade de Vida Profissional - QVP-35, os quais obtiveram os seguintes resultados: 45% dos bombeiros estudados apresentam-se como soldados, 37,5% com idade entre 31 e 40 anos, 68% eram casados, 53% com nível superior completo/incompleto e 43% tem até 5 anos de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros, que 25% dos bombeiros encontram-se na fase de Resistência, 8 % encontram-se na fase de Exaustão, no total de 33% apresentam-se estressados. Dentre os sintomas estudados na Fase de Alerta a tensão muscular é referida por 62,5% , seguido pela insônia com 40% nos sintomas físicos, enquanto que entre os sintomas psicológico, verificou-se a vontade de iniciar novos projetos, com 32,5%. No tocante, a qualidade de vida no trabalho temos que os Bombeiros apresentam bom Apoio Social, Motivação Intrínseca, Recursos Relacionados ao Trabalho e Capacitação para Realização do Trabalho e com média percepção para Carga de Trabalho, Percepção da Qualidade de Vida no Trabalho, Desconfortos Relacionados ao Trabalho e Apoio Organizacional. Apresentou um escore total de 6,13 para a Qualidade de Vida Profissional evidenciando como boa a percepção dos Bombeiros Militares. Concluímos que 33% dos investigados encontram-se em alguma fase do estresse, o que pode implicar diretamente na saúde física e mental destes indivíduos, que os mesmos possuem uma boa percepção para com seu trabalho, ressaltando que estes indivíduos convivem com situações de risco, de acidentes e morte, possivelmente interferindo na qualidade de vida no trabalho.
Descrição: BEZERRA, A. E. P. Estresse e qualidade de vida no trabalho dos Bombeiros Militares de Campina Grande. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/541
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anuska Erika Pereira Bezerra.pdfAnuska Erika Pereira Bezerra624.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.